Início

Batalha/AL - Domingo , 18 de Fevereiro de 2018
 

 

NOTÍCIAS

Notícias
 Enquete

nenhuma Enquete encontrada!


26/01/2018 às 22h50min - Atualizada em 29/01/2018 às 11h17min
 
  Curtir
TAMANHO DA FONTE A- A+
Hemocentros promovem campanha de doação de sangue para o Carnaval

Os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) iniciam na segunda-feira (29) a tradicional campanha de doação de sangue para o Carnaval. A iniciativa tem a finalidade de formar um estoque estratégico para suprir a demanda de transfusões durante as prévias carnavalescas e as festas de momo.



Isso porque, durante este período, o consumo de sangue duplica, conforme dados do Centro de Processamento de Dados (CPD) da Hemorrede Pública de Alagoas. Realidade que ocorre, principalmente, no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.



Campanha de doação de sangue / (Foto: Ascom Sesau)



“Durante as prévias e o Carnaval há um aumento considerável no consumo de bebidas alcoólicas e no tráfego de veículos, o que pode resultar em acidentes de trânsito, aumentando a necessidade de transfusões de sangue. Por isso, a campanha é preventiva, principalmente porque só dispomos de 28% do estoque necessário, ou seja, 84 bolsas, quando o ideal seria um percentual de 300%, salientou a gerente do Hemoal”, Verônica Guedes.



Pré-requisitos para doar



Segundo o Ministério da Saúde (MS), para doar sangue é imprescindível que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e, no mínimo, 50 kg. No caso dos menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original deles.



Além desses pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Para os doadores que vão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Quanto às gestantes e lactantes, não é permitida a doação.



Onde doar



As doações de sangue podem ser realizadas na sede do Hemoal Trapiche, situada na Rua Dr. Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 17h, durante os sábados.



Também é possível doar sangue no Hemoal Farol, situado no Hospital do Açúcar. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. No interior, as doações podem ser feitas no Hemoar, localizado na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Fonte: AgênciaAlagoas





Comentários

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Sertão em Foco ou de seus colaboradores.


  OUTRAS NOTÍCIAS
 Publicidade

Copyright© 2018 - Sertão Em Foco - Todos os direitos reservados.

  Developer/Hospedagem By